Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Movimento Teto Furado! (É a gota d’água)


Ontem um texto ¹ foi compartilhado no Facebook por um amigo meu. O referido texto apresenta profundidade técnica e domínio do assunto (A Usina Hidrelétrica de Belo Monte) inquestionáveis, ainda assim, o assunto ali apresentado não deixou de me incomodar. Na ocasião emiti um curto comentário, o qual reproduzo aqui para retomar e expandir o raciocínio:
Eu sou um idiota, incapaz de fazer qualquer uma das pesquisas às quais convida o Sr. Felipe Rocha, não acompanho política ou noticiário, assim, formulo minha opinião com fundamentações completamente arbitrárias! Não obstante, sou obrigado a dizer que não gostei deste texto. A questão é que não podemos deixar rixas políticas determinar as decisões nacionais. Fico me perguntando se o Movimento "Gota D'água" receberia perseguição tão ferrenha se não fosse promovido pela Globo! Assim como duvido que tal movimento existiria se o projeto da usina estivesse em andamento fora do governo do PT!
A discussão é também mais profunda que mero senso de ecologia. Como havia dito a um amigo em outro canal, as árvores não são indispensáveis para a manutenção atmosférica, (é cientificamente comprovado ³ que respiram a maior parte do oxigênio que produzem, sendo as algas as responsáveis pelo superávit de oxigênio que mantêm a nossa vida). Ainda que as plantas produzissem taxas significativas de oxigênio, a porcentagem de árvores da região a ser inundada é irrelevante em comparação com o que fica. A questão indígena também é contornável, se as tribos da região forem devidamente movidas e assistidas (embora eu acredite que esta ação seja uma agressão terrível). O ponto chave é a área a ser inundada em si! Aquela área é irrecuperável, não importa o tamanho da população que a usina venha a favorecer. A destruição produzida será irreversível, não importa quantas outras áreas venham a ser reflorestadas! É como se propuséssemos a destruição do Parque do Ibirapuera para a construção de centenas de moradias populares!
Por maior que seja o bem desejado, nem sempre uma coisa justifica a outra!... ²”
Hoje vi divulgada na mesma rede social uma foto do Cacique Raoni chorando frente à autorização da Presidente Dilma Roussef pelo início das obras. Ao que tudo indica, foto falaciosa, uma vez que a obra permanece embargada. Sinal da irresponsabilidade de algum grupo “anti-usina” ou até mesmo malícia de algum “pró-usina” 4 . Discussões sérias, profundas e amplamente divulgadas em torno deste evento precisam acontecer com urgência, por isto, apoio incondicionalmente o Movimento Gota D’água 5 (embora seja incapaz de compreender qual o propósito ou sentido da Maitê Proença ao despir-se). Independente de qualquer interesse político que possa existir nesta iniciativa 6, a existência do vídeo coloca interrogações e convida ao debato, justamente o que estava faltando.
Se, em cinquenta anos, percebermos que tal obra era mesmo necessária, medidas reparatórias poderão ser adotadas. Caso o mesmo prazo de tempo evidencie o grande equivoco que foi aquela construção, não haverá qualquer possibilidade de reparação! Portanto, não dá para perder tempo com discussões superficiais se o apoio de uns e hostilidade de outros a este projeto é fundamentado ou remete a interesses políticos. Não estamos em uma briga de casal para determinar quem está certo. Todos os lados envolvidos necessitam, imediatamente, interromper qualquer ação, respirar e refletir profundamente sobre as opiniões defendidas (e os verdadeiros motivos desta defesa), para levar então esta discussão para um patamar maduro e sereno, isento (oxalá) de arrependimentos!  
Isto é apenas a minha opinião, provavelmente equivocada!” ²

Nota:
² A frase final do texto foi propositalmente omitida aqui para que se insira no encerramento da presente reflexão.
³ Ou era, na época que minha professora de biologia (Dorinete) me ensinou isto, lá na 5ª série.
4 Teoria da conspiração?
5 É possível participar, assinando a petição em http://movimentogotadagua.com.br/
6 Tentativa de minar a integridade do governo do PT?

2 comentários:

  1. Clap, Clap, Clap (sou do tempo das onomatopeias, a prefiro aos emotions, rs coisas de velha). Enfim, aplausos. Concordo plenamente com vc, me assusto com o "apoio" da bobo. Só tem uma coisa que posso afirmar, hoje o Brasil para "acelerar" precisa produzir mais energia, as energias eolica, solar, wave, não chegariam com a eficiencia esperada a SP, por exemplo, entao, o meu medo é de com essa de NAO a hidreletrica, acelerem as nucleares...

    Sou da galera da conspiração! rs

    abs

    ResponderExcluir
  2. O vídeo a seguir é resposta muito bem elaborada ao Movimento Gota D'água.
    http://www.youtube.com/watch?v=gVC_Y9drhGo
    Incluo-o aqui sem tomar partido, como mais uma ferramenta interessante para fomentar o debate sobre este tema!

    ResponderExcluir