Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Buscando a Felicidade!


O texto que segue é uma reflexão de minhas senhora (não o é à toa), Luciana Busquets. Compartilho-o com os senhores, na esperança de que este convite à revisão de nossa postura atinja o maior número possível de pessoas:
Buscando a Felicidade

Lei de causa e efeito: ela existe e é uma lei da física.

Podemos observar também nos seguintes casos: quando uma pessoa opta por fumar ela deve esperar que o efeito possa ser um câncer; quando uma pessoa opta por beber seu efeito pode ser a cirrose ou acidente de transito; quando opta por sexo irresponsável o efeito pode ser a AIDS ; quando opta por ser violenta a reação mais natural é que receba violência, porém tudo está relacionado à forma com a qual você enxerga o mundo.
Lendo a alguns comentários feitos ao budismo de Nitiren Daishonin em uma rede social tive a opção de reagir de diversas formas. Pensei  por que pessoas reagem ao budismo de Nitiren com agressividade? Não sei e talvez nunca venha a saber, mas o mais importante é: o que EU posso fazer a respeito?Poderia me ofender e responder com palavras rudes, poderia não dar atenção e seguir com minha vida, mas optei por ler, analisar e compreender a situação deixando aqui um pouco de meu conhecimento e com a esperança de que estas palavras possam auxiliar a quem souber ler e compreender.
Não sei quais são as causas para que tantas pessoas reajam aos ensinamentos do budismo de Nitiren Daishonin de forma agressiva. TODOS, sem exceção, estamos em busca da felicidade.
A felicidade para uns é ter um carro importado, uma casa na praia, uma conta milionária, um iate, viajar pelo mundo, é ganhar na mega-sena. Para outros é encontrar o verdadeiro amor, a saúde dos filhos, é não passar fome, é se libertar de um vício ou ter um familiar liberto dele, é poder trazer felicidade a outras pessoas, é encontrar a verdade, a sabedoria e a iluminação.
Através do budismo de Nitiren, não adquiri nenhum bem material , não tive nenhuma doença terminal curada, nem minha nem de familiares, não ganhei na mega-sena, mas tenho conquistado a cada dia a paz a tranqüilidade e sabedoria para trilhar meu caminho. A felicidade se encontra com bons pensamentos, palavras e ações.
Nos dias em que vivemos o dinheiro é importante, nos auxilia quando temos um bom coração. Podemos usá-lo com bom senso, para adquirir mais conhecimento, para ajudar a quem precisa ou podemos esbanjar com tudo que nos traz uma falsa felicidade como bebidas, drogas, sexo entre outros. Neste último caso o dinheiro nos traz sintomas como depressão, doenças e um sentimento de vazio podendo levar a morte. Estamos neste mundo de passagem, os bens materiais se vão, o que fica é o conhecimento e a sabedoria.
Em momento de oração cada pessoa pede para si o que julga necessário. Uns pedem dinheiro, outros saúde e sabedoria. Não é a religião que influencia seus desejos, é você e suas escolhas que o fazem.Os budistas só pedem dinheiro? Os católicos só pedem saúde? Não, cada ser humano é único, não podemos generalizar as pessoas nem pela religião que seguem nem por qualquer outro motivo. Somos humanos, passíveis de erros, não somos perfeitos, MAS podemos buscar a perfeição.
Não podemos julgar as escolhas dos outros, não podemos decidir pelos outros, mas podemos mostrar-lhes o caminho daquilo que acreditamos ser verdadeiro. Eu acredito que todos desejamos um mundo de paz e respeito entre as pessoas, então para mudar o mundo, comece mudando a si próprio. Não reaja a violência com violência, só se ganha uma guerra com sabedoria!
O que quero dizer é que não importa qual seja sua religião ou suas crenças, se não tiver o coração despido de ódio e rancor não encontrará a felicidade o que quer que siga.
Agradeço a todos que leram o texto até o final. Espero que este possa trazer paz em seu coração, que se inicie uma revolução espiritual em prol de sua felicidade, dos que lhe cercam e que esta paz seja contagiante!
A vida é feita de escolhas, qual é a sua?

Nenhum comentário:

Postar um comentário