Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Viver é Insuportável!


No último feriado recebi o convite para a celebração do matrimônio de um casal de amigos. A noiva, nitidamente desgastada pela série de tarefas relacionadas aos preparativos para o evento, murmurava intensamente contra as mesmas. Isto me levou a refletir sobre a vida cotidiana, sobretudo, sobre o emaranhando de espinhos que nos cercam e ferem nossa pele em todos os momentos de nosso caminhar neste mundo!

Longe de mim dar qualquer lição de moral aos eventuais leitores deste texto, afinal, eu mesmo não poucas vezes murmurei contra situações que vivi e, provavelmente, voltarei a murmurar, não obstante o registro escrito da reflexão que ora faço. Lamento!
O fato é que me lembrei daqueles paulistanos ¹ que costumam ir ao litoral. Pensei nas três horas de trânsito e calor escaldante que enfrentam apenas para chegar. Uma vez lá, são obrigados a suportar a água salgada a lhes ferir os olhos, a areia suspensa raspando-lhes a pele já sensibilizada pelo sol, a sede, o cansaço de nadar contra as ondas, etc. Não bastasse isto, já com as costas quase em carne viva ², dirigem outras tantas horas para retornar às suas casas! Evento enfadonho, cansativo, dolorido, insuportável! Na mente ecoa o menos provável dos desejos: “Não vejo a hora de voltar!”
Você prefere o campo à praia? Então recordemos da viagem nem sempre menos demorada, rumo ao império dos mosquitos, para ser o último na fila para o banho e descobrir que acabaram com a água quente (numa noite muito fria), estar morrendo de sono depois de uma sexta-feira exaustiva e ser impedido de dormir pelos jogadores de truco no cômodo ao lado, etc. Terrível. De volta, você comentará sobre as alegrias deste passeio por semanas!
Aqui um interlocutor protestaria: “Todas as atividades tem aspectos bons e ruins! Você escolheu olhar um único lado!”. PERFEITO! É aí que desejo chegar! Viver é Insuportável, quando estamos predispostos a focalizar os aspectos menos favoráveis daquelas circunstâncias. Viver, mesmo com privações, pode ser magnífico, desde que estejamos inclinados a valorizar o que é realmente significativo!
Viver é Insuportável? Só você pode decidir!

Notas:
¹ Devo focar a imagem em meus conterrâneos, afinal, para outras pessoas a jornada ao litoral não passa de quinze minutos!
² Nem todo mundo usa protetor solar! Nem sempre o protetor é suficiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário