Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O Fim do Mundo!

            21/12/2012: Aqui estamos nós, frente a MAIS UM fim do mundo! Depois de atingir certa idade, você já assistiu tantas vésperas de colapso universal que perde a esperança na efetivação de alguma delas! 
Salvo aquela agendada para daqui a 5 bilhões de anos, quando o Sol se transformar em uma gigante vermelha e devorar metade do nosso sistema planetário – Terra inclusa -, fica difícil julgar minimamente plausível qualquer outra possibilidade de fim do mundo! Mesmo em tempos de aquecimento global, luta pela sustentabilidade, campanhas contra o fim da sacola plástica nos supermercados, é extremamente pretensioso, da parte de nossa espécie, julgar-se capaz de extinguir a vida neste planeta. No máximo o iremos empobrecer, reduzindo a biodiversidade a revoadas de pardais e densas florestas de eucaliptos ¹.
            Não obstante, existe um “Fim do Mundo” muito mais concreto e menos distante que aquele previsto pelos astrônomos; refiro-me ao fim do mundo particular que é experimentado por cada indivíduo invariavelmente: A Morte! Abstraindo-me de qualquer discussão metafísica, deixando de lado as promessas de céu, inferno, reencarnação e afins, a única certeza que temos é que o livro que estamos a escrever, o livro de nossas vidas, terá um ponto final. Se há outro volume, trilogia, minissérie, adaptação para o cinema ou qualquer coisa assim, não me cabe especular neste espaço. O que sei é que tenho algumas folhas em branco! Ignorando se são dez ou trezentas, responsabilizo-me (ou deveria me responsabilizar) pela busca da máxima qualidade nos capítulos que ali serão impressos. Aqui me vem à memória um tempo no qual já não era mais cristão, mas ainda não era budista. Justo naquela época tive a oportunidade de reler o volume dos “Pré-Socráticos” da coleção “Os Pensadores”, ocasião na qual fui atingido – virtualmente partido em dois por um raio – pela seguinte oração, quando citavam Eurípedes:
            “Quem quer se sejas, em lugar difícil de se ver, ô Zeus! Necessidade da natureza ou mente dos mortais, eu te dirijo uma prece” Eurípedes – As Troianas
            Não tive dúvida! Estava frente à mais profunda e iluminada oração que qualquer mortal poderia ser capaz de inferir. Quem pode ser mais sábio que Eurípedes? Não transformarei este espaço numa análise semântica ou epistemológica desta oração! Que cada visitante apreenda dela aquilo que seu próprio espírito for capaz de capturar! De minha parte, ter descoberto esta oração gerou uma revolução em minha existência espiritual. Passei a orar diariamente, e era a Zeus que me dirigia! O magnífico salto é que já não fazia mais diferença se a divindade existia, a oração abarcava existência, inexistência, possibilidade, ilusão, esperança e razão! Era plena em si, independente da presença de quem a ouvisse, de quem a atendesse! Meu coração se aquietara. Não temia o fim do mundo, o fim do meu mundo, a morte! Orava diariamente a Zeus, na esperança de obter uma simples graça! Ainda que meu espírito mortal estivesse condenado à inexistência quando no fim de minhas atividades orgânicas, que antes disto pudesse experimentar a plenitude do Significado, enquanto eu continuasse existindo! Significado! Noutra palavra, Propósito! Que houvesse propósito em meus anseios e realizações! Que eu fosse liberto do vazio e futilidade do ordinário humano! Ora, desejar algo assim já não é obtê-lo, enquanto se pede? Significado! Propósito! Que possamos escrever linhas mais significativas nos dias entre 12/12 e 21/12! Que possamos revolucionar estas linhas para além de 21/12! Que se danem os calendários americanos primitivos! Que algo magnífico aconteça no mundo, tão somente porque assim o decidimos!

O mundo vai acabar, sem dúvida! Acaba para ti em teu derradeiro dia! Que haja #Significado nos dias que o antecedem!” @PhdCelo

Notas:
¹ Parafraseando a mim mesmo!

2 comentários:

  1. Fim do mundo como dito em profecias irão sempre continuar existindo. Hehe. Infelizmente, pode ocorrer o pior, não necessariamente um "fim do mundo", mas a humanidade não está tão bem estruturada para sobreviver aos perigos que podemos enfrentar. O que podemos fazer é investir no avanço da ciência que a longo prazo irá nos proteger, não a todos, pois como vc disse, eventualmente todos irão encarar o fim, mas a raça humana. Em pensar que em 2023 já teremos humanos morando em Marte, é o começo de uma enorme multiplicação das nossas chances de sobrevivência. :)

    E a oração, me lembrou desta: "Se eu te adorar por medo do inferno, queima-me no inferno. Se eu te adorar pelo paraíso, exclua-me do paraíso. Mas se eu te adorar pelo que Tu és, não escondas de mim a Tua face”. (Rabia 800 D.C.)

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz pela sua fé na humanidade!
      Sendo uma das suas especialidades o cinema (convido todos a visitar o http://quartier.blog.br/), devo conduzir o diálogo ao filme "O dia em que a Terra parou" (versão de 2008). Por vezes me pergunto se vale a pena salvar tal espécie e me pego pensando como Klaatu, "Sou amigo da Terra!".
      Vez ou outra um humano me devolve a esperança, alguém para para um pedestre atravessar a rua, alguém cede ao idoso um lugar não reservado, alguém devolve o troco incorreto. Nestes momentos penso que frente à destruição do planeta eu recuaria, dizendo "Klaatu barada nikto!"
      PS: EXTREMAMENTE inspiradora a oração de Rabia!

      Excluir