Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Basta!


Decretar luto oficial ou dizer que trocaria o título pela vida é pura demagogia! Um time com honra se retiraria do campeonato!” (@PhdCelo on Twitter – 21/02/2013)


Que fique bem claro, sou Corinthiano! Não gosto de futebol, mas compartilhando um espírito intrínseco à Zona Leste de São Paulo, região na qual nasci e cresci, anuncio-me corintiano desde a mais tenra infância. Isto posto, que não venha nenhum desavisado acusar-me de “Anti”!
O texto que segue foi retirado do diálogo que tive com um amigo. Não mencionarei seu nome nem os trechos nos quais emitiu sua opinião em respeito à sua imagem. Sei que se for desejo seu, incluirá aqui sua opinião. Segue transcrição da minha parte do diálogo levemente modificada para evitar perda de sentido em função das omissões realizadas:
“A torcida é consequência exclusiva da existência do Time, portanto, sua responsabilidade! O time deveria se retirar como sinal de repúdio ao comportamento que levou ao evento em questão, assim como em retaliação à fração da torcida que se comporta assim! Qualquer outra atitude ou discurso, seja do Time, seja da parte saudável da torcida, é demagogia!
(…) Este não é o primeiro evento (faço questão de colocar ‘evento’ e não ‘acidente’) envolvendo torcidas de futebol, muito menos o último. Da mesma forma, sabemos que ‘Outras medidas’ é uma coisa que não se aplica. Nada será feito em relação à postura desta comunidade (a parte das torcidas que ainda não entendeu o que é esporte), assim, a consequência recaindo direta e especificamente sobre o responsável é o mesmo que nada, do ponto de vista do desejo de pacificar o futebol. Finalmente, notem que ‘consequências punitivas’ não se aplica a este diálogo, pois não estou dizendo que o Corinthians deva ser expulso mas sim, antes mesmo que qualquer punição ocorra em função das regras da Comebol, se retire. Isto seria uma ação de um Grande Time! Uma demonstração de Honra e seriedade esportiva! Esperar passivamente uma punição (torcendo para que não ocorra) é a evidencia maior da INDIFERENÇA aos eventos que ocorrem fora do gramado (para não dizer covardia)!
Choque! Revolução! Grito de "Basta!"! Um time tão grande com uma torcida tão grande mostrando de forma efetiva e enfática que não aprova este absurdo é, no mínimo, um primeiro passo! Uma torcida frustrada pela estupidez de seus pares, passando a fiscalizá-los pelo lado de dentro, para não perder outro campeonato, seria um seguindo passo! A possibilidade de atos de violência [em retaliação à retirada do time] seria uma evidência de que não há parte boa na torcida! Não creio que aconteceria!
PS: Dizer ‘Não consigo ver a violência diminuindo com a retirada, por vontade própria, do Corinthians.’ é como dizer ‘Não consigo ver o fim da opressão na Índia com um velho careca e seus seguidores retirando sal do mar!’”

Nenhum comentário:

Postar um comentário