Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Torre do Tesouro (ou “Escada para o Céu”)

Alguns de meus alunos indicavam veementemente que eu viesse a jogar este tal “Minecraft”. Eu oferecia resistência, já que estava comprometido com tarefas mais “sérias” e quando tinha tempo de jogar, optava por outros tipos de jogos ¹. Fui obrigado a dar o braço a torcer quando visitamos uma destas lojas que deixam videogames ligados e meu primogênito ficou brincando com este jogo. Pronto. Baixei o demo e deixei o menino brincar. Como ele tem cinco anos, tive que aprender alguma coisa sobre o jogo para mostrar a ele o básico.

domingo, 4 de agosto de 2013

Sobre o Tempo

Meu amor pela Filosofia começou muito cedo, porém, não demorou muito para perceber como a filosofia praticada na academia dista da beleza que eu encontrava nos clássicos. A Filosofia atual parece uma casca vazia; não sei para onde o velho espírito voou. Os filósofos são verdadeiros profissionais do “escrever bem”, mas parecem totalmente descrentes daquilo que produzem. Lamento! O mundo ainda me fascina e não pretendo perder de vista este veio de magia que vejo escondido em cada esquina. Apesar do silêncio dos filósofos, a filosofia sobrevive; esta sublime capacidade humana de intuir a verdade do mundo, algo para além do que se vê ou se pesquisa, sobrevive disfarçada de poesia, teatro, música. Deste rico mar de sabedoria que o espírito humano é capaz de produzir algo, por vezes, se sobressai. É o caso da canção “Oração ao tempo” ¹, sobre a qual gostaria de dialogar.