Cabeçalho

Há anos ocorrem ricos diálogos sobre Civilização Humana e Filosofia, Teologia, História e Cultura em geral! Tudo que possa interessar a alguém que espera da vida um pouco mais que outra temporada de BBB! Após diversos convites a tornar públicos estes diálogos, está feito! Quem busca uma boa fonte de leitura, por favor, NÃO VISITE este site. O que esperamos, de fato, é a franca participação de todos, pois não se chama “Outros Discursos”.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Yggdrasil - Conclusão

Gosto das plantas, principalmente das árvores. Sempre que possível, coleto sementes por onde passo e levo-as para casa para assisti-las germinar. Há sementes que eclodem em dias e já tive uma semente que germinou um ano e meio depois de plantada. Parece que nossa Yggdrasil também demorou para germinar. Desculpem-me! Não raro os compromissos da vida secular sufocam as atividades do livre pensar filosófico. Abaixo concluo a reflexão, caso ainda haja quem queira saber aonde levaria…

Nosso caminho começou observando uma árvore e o fluxo da vida através dela. Reconhecemos este fluxo como semelhante ao do campo magnético e verificamos a presença desta figura nos mais diversos níveis existenciais, culminando no reconhecimento do mesmo até no processo de criação e aniquilação do Universo. Estamos andando para trás, não no sentido de retrocesso, mas no sentido de tomar distância para abarcar cada vez mais em nosso campo de visão. Se até instantes atrás contemplávamos um Universo inteiro, assistindo seu desenvolvimento no espaço e no tempo através do pulsar de uma esfera, convido-os a dar mais um passo para trás, para que possamos ver universos.
Imagine uma quantidade inimaginável de universos cada qual em seu próprio momento de criação, expansão ou colapso, desenvolvendo-se e relacionando-se em relações de espaço, tempo e dimensão inalcançáveis pela mente humana. O tempo entre eles, o espaço em que se movem, distâncias, quiçá a forma que se tocam (se e quando tocam), tudo isto é inconcebível. Acontece em uma existência quadridimensional, ouso dizer. Resta-nos propor uma precária representação tridimensional destas inconcebíveis relações quadridimensionais. Você já recuou o suficiente? Já deixou os universos pequenos e o todo compreensível? O que você vê? Eu vejo uma árvore! “Neo-universos”, naqueles primeiros microssegundos que antecedem o BigBang são/estão as/nas finíssimas pontas de cada uma das incontáveis raízes desta árvore. São como uma única molécula de água absorvida do solo iniciando seu caminho rumo à copa. O caminho pela raiz e pelo tronco equivale ao processo de expansão daquele universo no espaço e no tempo, desenvolvendo-se, criando as primeiras gerações de estrelas, nestas os primeiros átomos complexos, matérias primas para as próximas gerações de estrelas, planetas e demais corpos celestes.
Um universo em sua plenitude de expansão é uma folha. O filete de madeira que prende a folha ao galho é a Gravidade, que mantêm este universo coeso em suas partes e a relação equilibrada entre ele e os demais. Se você já viu representações gráficas da atração gravitacional lembra-se que ela aparece como uma deformação em um plano. O plano é o Universo. É a folha. A deformação, que no limite é um buraco, pode muito bem ser um cilindro, é um galho na árvore.
Uma copa inteira de um número infinito de universos/folhas, umas tenras, outras já despidas do verde de sua juventude, outras completamente secas, lançando-se na queda existencial, mergulho rumo ao solo, mergulho sobre si mesmas para, um dia, serem novamente ponta de raiz, seiva no tronco, broto, folha.
A Existência em todas as suas dimensões, aspectos, relações, universos, histórias, civilizações, divindades, amores, traições, nascimentos e colapsos, tudo unido em uma única árvore.

Talvez um dia tenha havido um pai, e este pai amava seus filhos. Talvez um dos filhos, que àquela época não tinha um martelo, perguntou para este pai sobre o que era existir, o que era a existência e até onde ia. Quem sabe numa estrelada noite de inverno. Este pai, que àquele tempo tinha apenas um olho, fitou o alto e alcançou o todo. Sentiu-se como um corvo cujo voo esteve em toda parte. Com este filho no colo e o outro ao lado explicou o que viu. Ensinou-lhes sobre YGGDRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário